{"id":8338,"date":"2023-04-03T09:00:00","date_gmt":"2023-04-03T12:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/smartie.com.br\/?p=8338"},"modified":"2023-04-14T16:24:08","modified_gmt":"2023-04-14T19:24:08","slug":"estrategias-por-vantagem-competitiva-na-era-da-saturacao-de-mercado","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/smartie.com.br\/estrategias-por-vantagem-competitiva-na-era-da-saturacao-de-mercado\/","title":{"rendered":"Estrat\u00e9gias por vantagem competitiva na era da satura\u00e7\u00e3o de mercado"},"content":{"rendered":"\n
Atualmente, as organiza\u00e7\u00f5es vivem a era da competi\u00e7\u00e3o. S\u00e3o muitas as empresas que atendem a um mesmo mercado, seja com produtos concorrentes diretos ou substitutos. Uma infinidade de marcas e produtos est\u00e3o \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o dos consumidores. Para tornar essa batalha ainda mais acirrada, \u00e9 importante lembrar que hoje as barreiras geogr\u00e1ficas se dissolveram e os mercados est\u00e3o cada dia mais integrados. \u00c9 muito comum encontrar produtos desenvolvidos na Alemanha, produzidos na China e comercializados no Brasil. <\/p>\n\n\n\n
Como \u00e9 poss\u00edvel, diante disso, conquistar o consumidor na era da hiper satura\u00e7\u00e3o do mercado? Respondendo de antem\u00e3o a pergunta, \u00e9 poss\u00edvel garantir a venda do seu produto ou servi\u00e7o em um mercado saturado atrav\u00e9s de vantagens competitivas. Neste texto, vamos te mostrar como.<\/p>\n\n\n\n
Apesar de toda a integra\u00e7\u00e3o e competitividade do cen\u00e1rio global, um fator persiste e n\u00e3o pode ser ignorado: a individualidade dos mercados. Os mercados s\u00e3o indissoci\u00e1veis nos aspectos de desenvolvimento, produ\u00e7\u00e3o, escoamento (log\u00edstica), mas s\u00e3o individuais em suas caracter\u00edsticas comerciais, competitivas, culturais e sociais. <\/p>\n\n\n\n
Muitas companhias possuem uma atua\u00e7\u00e3o global, onde seus produtos s\u00e3o encontrados em quase todo territ\u00f3rio mundial, entretanto, em cada um dos mercados, os produtos s\u00e3o posicionados de uma forma diferente e competem de forma distinta com a oferta local. Podemos citar o exemplo da Honda (montadora de ve\u00edculos), onde seus carros s\u00e3o muito valorizados no Brasil, mas no mercado americano ou japon\u00eas seus carros s\u00e3o categorizados como marca popular. <\/p>\n\n\n\n
Assim, nota-se que a busca por vantagem competitiva, ou em outras palavras, o fator que diferencia as marcas, se tornou uma necessidade. Michael Porter, em seu livro \u201cVantagem Competitiva\u201d desenvolveu o que \u00e9 denominado \u201cas estrat\u00e9gias gen\u00e9ricas de Porter\u201d, onde as organiza\u00e7\u00f5es definem a sua estrat\u00e9gica sempre considerando a seguinte f\u00f3rmula: <\/p>\n\n\n\n
V = B\/C (V<\/strong>alor \u00e9 igual a B<\/strong>enef\u00edcio dividido pelos C<\/strong>ustos) <\/p>\n\n\n\n De acordo com Porter, sempre que v\u00e3o \u00e0s compras, os consumidores fazem essa \u201cconta\u201d para determinar sua escolha por um determinado produto. Dessa forma, o comprador \u00e9 capaz de julgar qual \u00e9 a melhor compra para suas condi\u00e7\u00f5es financeiras. Ao entender a percep\u00e7\u00e3o de valor para os consumidores, s\u00e3o definidas algumas alternativas para que as organiza\u00e7\u00f5es atuem no mercado a fim de obter vantagem competitiva e conquistar a prefer\u00eancia de escolha. <\/p>\n\n\n\n Confira a seguir diferentes estrat\u00e9gias para destacar o seu produto por meio de vantagens competitivas:<\/p>\n\n\n\n :: Estrat\u00e9gia de Diferencia\u00e7\u00e3o<\/strong> \u2013 A diferencia\u00e7\u00e3o busca oferecer aos consumidores o melhor produto em compara\u00e7\u00e3o aos competidores. Como exemplo, podemos citar a Apple, onde seus produtos possuem um V<\/strong>alor superior aos seus competidores (\u00e9 o produto mais desejado, com design \u00fanico, produtos de qualidade superior, assist\u00eancia t\u00e9cnica diferenciada, grandes investimentos de P&D, sistema operacional \u00fanico, dentre outros). Mais do que isso, a Apple \u00e9 uma empresa que se prop\u00f5e a desafiar o status quo conectando-se assim com um estado mental altamente desejado e impactante para seus consumidores.<\/p>\n\n\n\n :: Estrat\u00e9gia de Custos<\/strong> \u2013 A estrat\u00e9gia de custos sempre vem acompanhada de um pre\u00e7o baixo dos produtos. \u00c9 preciso manter o menor pre\u00e7o do mercado e, neste ponto, naturalmente o V<\/strong>alor <\/strong>para o consumidor est\u00e1 em encontrar o produto mais barato. Atualmente podemos citar a marca chinesa Huawei, com o lan\u00e7amento de uma linha de celulares a pre\u00e7o muito competitivos se comparados \u00e0s demais marcas. Essa \u00e9 uma estrat\u00e9gia perigosa pois, j\u00e1 foi provado que o consumidor associa inconscientemente o pre\u00e7o com a qualidade. Pergunte-se a si mesmo, voc\u00ea j\u00e1 duvidou da efici\u00eancia de algum produto por ele ser muito mais barato que seus concorrentes?<\/p>\n\n\n\n :: Estrat\u00e9gia de Enfoque<\/strong> \u2013 O enfoque tamb\u00e9m pode ser denominado como segmenta\u00e7\u00e3o ou nicho, onde as organiza\u00e7\u00f5es buscam atender a mercado espec\u00edficos, com caracter\u00edstica mais homog\u00eaneas, ou seja, tende a atender a um grupo mais reduzido de consumidores, com caracter\u00edsticas similares. \u00c9 comum no setor de turismo encontrar empresas especializadas em pacotes para a terceira idade. No setor de tecnologia, por exemplo, temos a Tesla.<\/p>\n\n\n\n :: Estrat\u00e9gia de Meio-termo<\/strong> \u2013 Onde se encontram a maioria das empresas. Buscam um produto intermedi\u00e1rio, com pre\u00e7os delimitados entre os mais caros e os mais baratos. Normalmente tem um produto ajustado, nem sendo o melhor nem o pior. Como exemplo podemos citar a marca Motorola, Asus, LG, etc., no segmento de smartphones. <\/p>\n\n\n\n Ainda existe uma outra estrat\u00e9gia, discutida por outros autores: <\/p>\n\n\n\n :: Estrat\u00e9gia de Customiza\u00e7\u00e3o<\/strong> \u2013 Onde a organiza\u00e7\u00e3o oferece ao consumidor a possibilidade de intera\u00e7\u00e3o, escolhendo os componentes do produto que melhor se adequem \u00e0s suas necessidades. No mercado de tecnologia temos o exemplo da DELL, que permite aos consumidores escolher e adaptar o produto durante o processo de compra. A estrat\u00e9gia de customiza\u00e7\u00e3o normalmente vem acompanhada de um benef\u00edcio diferenciado, assim como custos mais elevados do produto. <\/p>\n\n\n\n \u201cEm tempos turbulentos, uma organiza\u00e7\u00e3o deve manter-se \u00e1gil, forte e sem gordura, capaz de suportar esfor\u00e7os e tens\u00f5es, e capaz tamb\u00e9m de se movimentar rapidamente para aproveitar as oportunidades.\u201d (Drucker, 1980) <\/p>\n\n\n\n Seja qual for a sua escolha \u00e9 importante levar em conta que a sua organiza\u00e7\u00e3o nunca estar\u00e1 sozinha e a Vantagem Competitiva s\u00f3 \u00e9 mantida pelas organiza\u00e7\u00f5es que tomam as decis\u00f5es de forma r\u00e1pida e com elevado grau de assertividade. O erro pode custar muito caro e quem realizar as melhores escolhas poder\u00e1 obter grande vantagem competitiva. <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Atualmente, as organiza\u00e7\u00f5es vivem a era da competi\u00e7\u00e3o. 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