Orçamento, sabe o que é e como elaborar? O Orçamento é uma das ferramentas de controle mais importantes quando se fala em planejamento financeiro. É através dele que as empresas conseguem traçar as metas e analisar os riscos para o exercício financeiro, seja ele mensal, trimestral ou anual.
Ter um orçamento bem planejado é fundamental para que qualquer empresa consiga controlar de forma eficiente seus gastos, evitando assim desperdícios. Além de ser possível traçar estratégias de crescimento e tomada de decisão dentro de qualquer organização.
Apesar disso, o controle orçamentário ainda é uma ferramenta pouco usada por empresários no Brasil, muitas vezes por falta de conhecimento técnico, descontrole ou não gerenciamento das finanças, resultando, na maioria dos casos, em dificuldade econômica e o não cumprimento de obrigações com fornecedores e/ou funcionários.
Já estamos finalizando o mês de janeiro, você já iniciou o planejamento da sua empresa? Não deixe para planejar o futuro, quando ele chegar. É importante fazer esta análise no início do exercício para que seja feita de maneira assertiva, evitando desvios e gastos desnecessários.
Se quer saber mais sobre orçamento, este texto pode te ajudar a dar os primeiros passos para uma gestão financeira eficaz.
Mas afinal, o que é um Orçamento Empresarial?
Orçamento, sabe o que é e como elaborar? Orçamento nada mais é do que planejar as receitas e os gastos (custos, despesas e investimentos) para um determinado período, podendo assim, através deste planejamento, acompanhar e comparar os resultados, e caso necessário, corrigir os desvios encontrados entre aquilo que foi orçado versus o que foi realizado.
Por isso, no início de todo exercício econômico, se faz necessário a construção e revisão do orçamento, levando-se em consideração fatores que podem auxiliar na previsão dos números, como por exemplo:
- histórico de receitas e gastos da empresa nos últimos anos;
- fatores internos e externos que podem refletir nos resultados, como aumento de custos de fornecedores, variação do câmbio ou redução da equipe;
- objetivos almejados, como abertura de uma nova filial;
- percentual de alcance de lucratividade, etc.
E quando se fala em elaboração de um orçamento, podemos pensar basicamente em duas principais características: RECEITAS E DESPESAS.
Você sabe o que é cada um?
A Receita compreende todo recebimento, seja ele proveniente de venda de um produto ou serviço ou demais recebimentos.
Saber a fonte de recebimento da sua empresa é a base principal para a construção de um orçamento e ela pode ser dividida da seguinte forma:
Receita Bruta: É todo valor referente a venda de produtos ou serviços
Receita Líquida: É a receita bruta subtraída dos impostos, devoluções, descontos etc.
Além disso, existem as receitas que não são ligadas a atividade da empresa, que podem ser classificadas como receitas não operacionais e receitas financeiras.
Já os custos e despesas são todos os gastos que a empresa terá naquele período, que podem ser ligados diretamente à operação, como a compra de material por exemplo. É importante classificar as saídas em relação ao tipo, para que se tenha um orçamento detalhado:
- Custos – São as despesas diretamente ligadas a Prestação de serviço ou a Produção de determinado produto, em indústria de roupas por exemplo, o tecido é classificado como custo, assim como a mão de obra alocada diretamente na produção.
- Despesas – São aquelas despesas que não tem ligação direta a produção, como despesas administrativas, comerciais e gerais, como por exemplo material de escritório.
Ao final do Orçamento é possível identificarmos se o resultado projetado será positivo ou negativo e traças estratégias, para conseguir aumentar a lucratividade do negócio. Por isso é extremamente importante traçar as metas para acompanhamento.
Quais os tipos de orçamento mais utilizados e a diferença entre eles?
Muitas empresas utilizam metodologias diferentes para a elaboração do orçamento, que podem variar de acordo com o objetivo de cada um. De forma resumida, os métodos mais utilizados no mercado são:
- Orçamento Histórico: Utiliza como base os resultados passados para a tomada de decisões, e o conceito principal é a repetição histórica das despesas do passado.
- OBZ (Orçamento Base Zero) – Considerada uma das metodologias mais adequadas quando falamos em orçamento, o OBZ utiliza como base para criação, os resultados de um período anterior, com limitação de gastos estipulados por setor, levando-se em consideração o histórico de gastos daquela categoria nos anos anteriores, eliminando tudo que foi gasto desnecessário e propondo-se negociações com fornecedores para redução de custos.
- Orçamento Matricial: Analisa as contas por grupos ou “pacotes”, sendo o responsável de cada área o dono do pacote e quem vai estabelecer o orçamento para aquele período e responsável por controlar os gastos. Nada mais é do que organizar as finanças entre custos comuns a todos e despesas agrupadas por setores. Este tipo de orçamento é mais utilizado por empresas que tenha suas finanças centralizadas e não separadas por setores ou centros de custos.
Agora que você já sabe o que é um orçamento, quais as principais características e quais os principais tipos, está esperando o que para começar a elaborar o seu?