O que é mercado consumidor e como descobrir o da sua empresa? O Brasil é um dos países com o maior número de empreendedores no mundo. Segundo dados do Portal do Empreendedor de 2020, a nossa nação conta com 10,9 milhões de registros como empreendedores individuais.
Em um cenário tão rico é inevitável que a competitividade seja elevada e todo gestor precise se manter informado para garantir a relevância do seu negócio.
As estratégias de marketing do passado se basearam, em grande parte, em uma abordagem em que o aspecto mais importante era levar a mensagem ao maior número de pessoas possível, mas o mercado moderno exige uma abordagem direcionada. Atingir o cliente certo no momento certo é muito mais eficaz do que adotar uma abordagem de massa.
Nesse sentido, ter conhecimento sobre os termos e fatores mais usados para entender seu público alvo é essencial. Nesse artigo vamos abordar todos os detalhes sobre um desses fatores: o mercado consumidor.
O que é um Mercado Consumidor
O que é mercado consumidor e como descobrir o da sua empresa? O mercado consumidor diz respeito aos compradores que compram bens e serviços de uma determinada empresa. Este mercado é dominado pelos produtos que o consumidor utiliza em sua vida cotidiana.
Cada vez que uma pessoa compra uma mercadoria, ela está participando de um mercado consumidor. Quer seja ao recolher mantimentos para a semana ou pagando para lavar seu carro, ela faz parte deste sistema maior.
Para um gestor, um mercado consumidor é um segmento específico e definido de consumidores que uma empresa planeja servir com seus produtos ou serviços.
A identificação do mesmo é um passo essencial no desenvolvimento de produtos, serviços e nos esforços de marketing utilizados para promovê-los.
Visar um mercado específico não significa que você está excluindo pessoas que não se encaixam em seus critérios. Ao contrário, o marketing focado permite que você concentre seus recursos e sua equipe em um mercado específico com mais probabilidade de comprar da sua marca. Esta é uma forma muito mais acessível e eficiente de alcançar clientes potenciais e gerar negócios.
Como descobrir o mercado consumidor da minha empresa?
Os mercados consumidores são frequentemente definidos com maior precisão através da separação e identificação dos principais grupos de clientes. Os fatores utilizados para tal incluem características demográficas, comportamentais e geográficas. O conhecimento das características particulares de um determinado mercado consumidor permite às empresas vender mais produtos, atendendo às necessidades dos clientes de forma eficaz.
1. Identifique o principal benefício que sua empresa proporciona
Escreva uma lista de cada característica de seu produto ou serviço. Ao lado de cada recurso, liste os benefícios que ele oferece (e os benefícios destes).
Quando tiver seus benefícios listados, faça uma lista de pessoas que têm uma necessidade que seu benefício preenche.
Por exemplo, um designer gráfico poderia optar por visar empresas interessadas em aumentar sua base de clientes. Embora isto ainda seja muito geral, agora você tem uma base a partir da qual pode começar.
Quem são seus clientes atuais, e porquê eles compram de você? Procure por características e interesses comuns. Quais deles trazem mais negócios? Se um grupo de pessoas em situações semelhantes buscam o seu produto ou serviço, então o benefício que o mesmo oferece deve atender com especial satisfação às necessidades desse grupo.
2. Escolha o demográfico específico a ser visado.
Descubra não apenas quem tem necessidade de seu produto ou serviço, mas também quem tem maior probabilidade de comprar. Pense sobre os seguintes fatores:
- Idade
- Gênero
- Nível de renda
- Nível de educação
Determine como seu produto ou serviço se ajustará ao estilo de vida do mercado consumidor. Como e quando esse grupo usará o produto? Que características são mais atraentes para ele? Que tipo de mídia seu alvo se dirige para obter informações? Seu alvo lê o jornal, faz buscas online, ou participa de eventos específicos?
3. Avalie seus resultados
Uma vez decidido o mercado consumidor, não deixe de considerar se há pessoas suficientes que se encaixem nos critérios, se elas podem pagar seu produto/serviço e se você pode alcançá-los. Mais do que tudo, os resultados devem ter coerência com as informações coletadas.
Não filtre seus resultados demais! Lembre-se, você pode ter mais de um nicho de mercado.
Além disso, se você descobrir que existem apenas 50 pessoas que se encaixam em todos os seus critérios, talvez você deva reavaliar seu alvo. O seu mercado consumidor não deve ser muito específico, mas também não pode abranger grupos muito vastos
O preço do meu produto pode ser impactado pelo meu mercado consumidor?
No ambiente comercial atual, os consumidores têm muito poder na formação de produtos e serviços que estão sendo oferecidos no mercado.
Ao comercializar qualquer produto, é fundamental entender os problemas que seus consumidores estão enfrentando e especificar como você é a empresa certa para ajudá-los a resolvê-los. Conhecer seu cliente é vital, independentemente de você vender um produto tangível ou intangível.
Graças a essa importância, não só a reação dos consumidores ao seu produto, mas também a posição social dos mesmos, deve ser considerado ao decidir o preço de venda.
Num mundo altamente conectado como o nosso, a opinião alheia ganhou um valor nunca visto. Essa opinião forma, por conta própria, a imagem de uma marca, independente do querer da companhia.
E isso, por sua vez, afeta as vendas e os preços do seu produto.
O meu marketing depende da escolha do meu mercado consumidor?
Conhecer seu mercado consumidor permite entender quais métodos, táticas e ideias vão conseguir mais resultados. O marketing e a publicidade têm um papel muito significativo em influenciar a decisão de compra dos consumidores e essa influência se torna muito mais eficaz quando a pessoa em questão já é propensa a se interessar pelo produto em questão.
Em suma, uma campanha segmentada e direcionada a um grupo já segmentado acaba por gerar mais resultados por se relacionar com as pessoas certas.
É através do entendimento do seu mercado consumidor que campanhas de marketing eficientes podem ser implementadas. Só assim o seu negócio pode se manter relevante no meio de tanta competitividade
O que devo monitorar para garantir que minha empresa seja competitiva?
Como acontece com todas as outras áreas de uma empresa, para se manter relevante com o público é essencial manter uma boa saúde financeira. Manter um planejamento financeiro correto, permite que você esteja preparado para oportunidades de negócio, assim como dá liberdade para agir de modo a engajar-se com o seu público.
Ter um setor de finanças eficiente é indispensável para manter uma relação frutífera com o seu mercado consumidor. E para isso, é importante ter seus números atualizados e sempre à mão.
Mas só ter uma boa saúde financeira não é o bastante para garantir essa relação. Se o seu objetivo é ter uma gestão eficiente em contabilidade, então é de extrema importância ter uma equipe de especialistas e colaboradores com experiência em montar estratégias nessa área.
E nesse contexto, a beePO se destaca. Com quase 10 anos atuando no mercado, nós somos a solução em terceirização financeira da Smart Inteligência Empresarial. Nossos especialistas cuidam dos processos operacionais de gestão financeira com eficiência e segurança.
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