O que é e como se calcula o Valuation? No mundo dos negócios, muito se fala no termo “valuation”, mas afinal, o que é e como se calcula o Valuation?
“Valuation” é uma técnica que aplica metodologia e emprega premissas para a valoração da empresa. É através desta ferramenta que o empresário busca encontrar o seu valor justo de mercado.
O Valuation busca encontrar o valor de mercado de 100% do capital social da empresa. Seu objetivo é embasar o valor estimado a partir da análise de dados econômico-financeiros da empresa.
Dentre os produtos do nosso portfólio, oferecemos também a realização do Valuation. A SMART Business Lab oferece subsídios e facilita a tomada de decisão dos investidores no momento da oferta através de uma avaliação justa e imparcial.
Ainda está se perguntando o que é e como se calcula o Valuation? Então acompanhe um exemplo prático. Para o trabalho elaborado para nosso cliente em Maceió, Alagoas, adotamos como o método mais adequado ao cliente o de Fluxo de Caixa Descontado (“FCD”).
Com o intuito de comparação e validação da avaliação por FCD, foi comparado o valor encontrado com empresas similares através da metodologia de múltiplos de mercado.
Com relação às projeções financeiras fornecidas à Smart Business Lab, adotou-se a premissa de que estas foram preparadas de modo razoável e que refletem as melhores estimativas atualmente disponíveis por parte da administração da empresa do cliente. Isso possibilitou definir as principais premissas, justificando o intervalo de valor recomendado.
É importante salientar que referido intervalo deve ser entendido como uma opinião independente dos avaliadores, com respeito ao valor justo das ações da empresa e não como recomendação ou oferta de compra e venda de ações.
O primeiro passo, foi a validação do modelo de negócio do cliente, entendendo de forma aprofundada a maneira de monetização e relacionamento com seus clientes. Uma vez validado, fizemos uma análise de benchmarking do setor, avaliando o modelo de negócio dos players que tinham maior similaridade com o produto do cliente. Essa análise permite relativizar o posicionamento do cliente frente ao mercado e sua capacidade produtiva à luz de sua eficiência.
De posse das informações necessárias do cliente e pós-avaliação do mercado, definimos o método principal de avaliação, o desconto de fluxos de caixa para a firma porque:
• A Companhia possui inúmeras peculiaridades dificilmente contempladas em outras metodologias;
• Não existem companhias perfeitamente comparáveis;
• Há ampla disponibilidade de informações e oportunidade de discussão do plano estratégico com os sócios-administradores da Companhia; e
• Existe uma maior aceitação do método de FCD, tanto prática como teórica. Os outros métodos são utilizados para fins de comparação e ajuste.
A metodologia de FCD consiste na projeção dos fluxos de caixa futuros da companhia, os quais são trazidos a valor presente por uma taxa de desconto que reflita a rentabilidade ajustada ao risco exigida pelos investidores.
Estimou-se o custo da dívida com base em uma média ponderada dos custos de diferentes potenciais fontes. Estimou-se o WACC como a média dos custos de capital próprio e de terceiros, ponderada por sua respectiva participação no capital total. Considerou-se estrutura de capital conforme estrutura contábil.
Uma vez definido, foi construído a projeção de Receita, Ebitda, Resultado Líquido, Fluxo de Caixa Livre. Uma vez avaliado e descontado, aplicou-se uma análise de sensibilidade que avalia como o valor da empresa se comporta a cada 1p.p. de oscilação na estrutura de capital e a cada 1p.p. de oscilação no custo da dívida (kd).
Essa análise é importante para criar um horizonte onde a empresa pode estar situada dada variações macroeconômicas. Avaliado o cenário provável, através da análise de sensibilidade, dada a estrutura de capital e custo da dívida (kd) encontra-se então o valor justo para a firma (EV) que contempla o valor do equity, somado a dívida e removido as disponibilidades (nesse caso, o caixa).
Apesar de ter encontrado um range com o método aplicado, ainda utilizamos de um comparativo entre empresas do setor que apresentam similaridades seja no tipo de produto, seja no modelo de operações. O comparativo leva em consideração o fechamento contábil de todas as empresas na mesma data base. O resultado encontrado possibilitou o início de conversa estratégica por parte dos sócios englobando tomada de decisão envolvendo equity empresarial.
Quer saber mais? Entre em contato