Para ser um empreendedor, não basta ter uma boa ideia e capital para investir. O sucesso do negócio depende muito do perfil do empresário. Mas não ter todas as características necessárias também não é motivo para desistir. Antes, imaginava-se que o empreendedor nascia empreendedor. Hoje, entretanto, sabemos o perfil de um empresário de sucesso pode ser adquirido e aprimorado com a ajuda de profissionais especializados no assunto, como os da Smart Inteligência Empresarial.
Conheça as principais características que um empreendedor deve ter!
1. Iniciativa
Muitas pessoas enxergam as oportunidades de negócio, mas não conseguem colocá-las em prática porque não têm iniciativa e se deixam levar por opiniões contrárias.
2. Capacidade de planejamento
O empreendedor precisa entender onde está, aonde quer chegar e o que é preciso fazer para alcançar os seus objetivos. Para isso, é necessário criar um plano de negócio com a estratégia a ser colocada em prática, além de monitorar os resultados conquistados a fim de aprimorar ou mudar o que for necessário.
3. Perseverança
Esteja certo de que muitas dificuldades aparecerão. Mas, desistir com facilidade não faz parte do dia a dia de nenhum empreendedor de sucesso.
4. Liderança
Montar um time de sucesso é uma habilidade que nem todos os empresários possuem e que faz a diferença. Para cumprir essa tarefa, dentre outras, pode ser mais fácil contratar uma pessoa com o perfil de líder do que tentar desenvolver essa competência. Saber reconhecer os seus pontos fracos e fortes também é liderar. Um líder também deve saber ouvir a equipe, estimular a sua permanência, motivá-la e deixá-la comprometida.
5. Relacionamento interpessoal
No comando de uma organização, você estará em contato com pessoas dos mais diversos perfis e personalidades. Saber tratar cada um deles com a atenção que demandam o torna um bom empreendedor.
6. Inteligência
Estar sempre à frente da concorrência é essencial para alcançar o sucesso. Para isso, é necessário se manter informado, atualizado e capacitado para conhecer, cada vez mais, as peculiaridades da sua área de atuação e do seu público-alvo.
7. Autoconfiança
Acreditar na sua capacidade, confiar em suas próprias opiniões e transmitir essa confiança para sua equipe são comportamentos essenciais para quem almeja ter sucesso no mundo dos negócios. Ao mesmo tempo é fundamental acreditar que você pode e deve ir além. Não é porque se está fazendo um bom trabalho naquele momento que ele não pode ficar ainda melhor.
8. Coragem
Correr risco faz parte do ato de empreender. Mas correr risco é diferente de correr perigo. O empreendedor corre perigo quando está desinformado. Mas, se detém as informações necessárias, ele pode tomar decisões complexas com risco calculado e menor chance de perdas.
9. Comunicação
Ampliar a sua rede de contatos é importante para a divulgação do seu negócio. Pessoas chave também podem ajudá-lo a atingir os seus objetivos. Participe de cursos, eventos e feiras relacionados ao seu produto, mas não se esqueça de que os ambientes informais também ajudam a formar bons contatos.