Roque Almeida
Saiba como melhorar sua produtividade – Em tempos de mercados agitados e negócios com margens baixas, a busca de qualquer ponto percentual de lucratividade é implacável, e a principal condição para atingir esse objetivo é o aprimorar a produtividade, uma vez que o preço é definido pelo cliente. Mas afinal, o que é a produtividade?
A produtividade é uma equação onde o numerador é a quantidade de produtos ou serviços produzidos e o denominador é a quantidade de recursos gastos. Portanto, Produtividade = Output / Input. De maneira mais simples, podemos dizer que produtividade é fazer mais utilizando menos.
No momento de ajuste de margens e busca por readequações de mercado, usamos dentro de casa essa fórmula para criar mais valor. Uma das maneiras para fazer a produtividade aumentar é investindo em novos negócios, foi isso o que fizemos no Grupo matter&Co.
A princípio nós éramos uma empresa de inteligência em gestão e estratégia e o nosso custo fixo e de infraestrutura precisava diminuir relativamente. Buscamos novos negócios em outras áreas complementares ao negócio original como pesquisa de mercado, hunting e ciência de dados, para compor um grupo de empresas. Assim, criamos um núcleo duro de gestão compartilhada, de modo a diminuir a parte relativa a controle em cada negócio. Como resultado, conseguimos garantir as margens e nos proteger das instabilidades do mercado com aumento de produtividade da gestão.
Também é sabido que mais importante que velocidade de crescimento de uma empresa é o ritmo que a empresa se move, pois de maneira mais concatenada, evita-se os desperdícios e os momentos ociosos. Neste contexto é fundamental usar métodos e processos para se evitar trabalhar livremente, sem direção. Com isso em mente, nós criamos um modelo de 4 passos para dar ritmo e evitar quebras de continuidade – que são muito perniciosas para qualquer negócio – são eles: organizar, planejar, sistematizar e gerenciar o clima organizacional.
Organizar é fundamental para saber o que se tem dentro de casa e onde estão as informações e recursos. Planejar é o exercício de sequenciar os passos da empresa, dos colaboradores, líderes e sócios em uma linha de tempo. Sistematizar é usar sistemas e plataformas para garantir que os passos não se desviem. É uma espécie de trilho onde se impede que o trem saia do eixo. Por fim, é importante cuidar para que o clima esteja harmonioso, que significa que o cuidado com as pessoas está criando uma corrente de colaboração entre as pessoas e áreas da empresa. Empresas são construídas totalmente por pessoas, e quando elas estão bem, a coordenação dos passos da companhia se torna menos dispendiosa e mais efetiva.