Como você avalia o resultado do seu negócio? É provável que, como em todos os negócios, ao virar o mês, a sua empresa lança todas as contas e monta o demonstrativo de resultado mensal, correto? Entenda a importância do benchmark e saiba como fazê-lo para obter maiores resultados.
Ao ver o demonstrativo, você calcula a margem de lucro do negócio e conclui: 10% de lucro. Mas e então, esse resultado é bom ou ruim?
Se a margem de lucro do mês anterior foi de 8%, essa certamente é uma boa notícia, uma vez que houve uma melhora da eficiência do seu negócio. No entanto, qual é a margem de lucro ideal que o seu negócio deveria obter?
É nesse momento que o empreendedor acaba se complicando. Ao ter essa dúvida, um dos primeiros impulsos é buscar no google por algo como “margem de lucro ideal”. No entanto, o excesso de informações disponíveis na internet mais atrapalha do que ajuda nesse caso, os resultados mais comuns são respostas genéricas, apresentando números de grandes grupos de negócios, como por exemplo: margem da indústria, do varejo e de serviços.
O problema destes números é que eles colocam na mesma caixa negócios com características completamente diferentes. Por exemplo, dentro do mercado imobiliário, nós temos empresas que trabalham no alto, médio e baixo padrão. E por mais que sejam todas do mesmo mercado, elas possuem números completamente diferentes. Se quisermos aprofundar ainda mais a discussão, mesmo dentro de segmentos específicos, como o de alto padrão, existem empresas que trabalham de maneiras diferentes, por exemplo, construtoras e incorporadoras apresentarão resultados completamente diferentes.
Ao comparar o resultado de sua empresa com o número genérico retornado em sua pesquisa, o empresário pode tomar as decisões erradas para seu negócio a fim de forçar um resultado muitas vezes impossível, podando sua empresa em locais onde deveria investir. Por vezes, o tiro sai pela culatra e a empresa começa a performar menos ao invés de mais.
O processo que citamos acima é comumente chamado de benchmarking. Em português, benchmarking significa referência. Ou seja, o processo nada mais é do que olhar para outras empresas, seja operacionalmente ou por meio de indicadores, e usá-las como referência.
Este é um processo essencial para negócios pois garante que o empresário esteja sempre analisando o mercado e comparando com sua própria empresa, aumentando assim as chances de permanecer competitivo e melhorar seus resultados ao longo do tempo.
Para que o processo de benchmark seja eficiente, alguns cuidados básicos devem ser tomados na etapa de coleta de dados. As empresas que serão comparadas devem ser de segmentos semelhantes e atender aos mesmos nichos do mercado. Desta forma, garantimos que não estamos comparando banana com maçã e conseguimos escolher as melhores ações para a empresa.
Como garantir a semelhança das empresas?
Simples, escolhendo uma a uma as empresas que você irá comparar. A verdade é que todas as vezes que você pega o resultado médio de um grupo sem entender perfeitamente como é sua composição, corre o risco do resultado não valer para a sua empresa. E é exatamente por isso que a Smart Business Lab criou o Smart Data!
O Smart Data é uma plataforma criada para facilitar a sua vida na realização de benchmarks. Nós organizamos os números de mais de 8000 empresas que tornam seus resultados públicos para que você possa escolher com facilidade e liberdade quais empresas você utilizará em seu benchmark. No Smart Data você acessará com facilidade os principais demonstrativos financeiros destas empresas: a demonstração de resultado do exercício, também conhecido como DRE, e o balanço patrimonial.
O DRE é mais amplamente conhecido, sendo utilizado para apresentar o resultado da empresa e a distribuição de custos e despesas de um período específico. Analisando as DREs de outras empresas, você poderá entender como a concorrência chega às suas margens, como o dinheiro é utilizado ao longo do período com despesas administrativas, comerciais, custos de mercadorias ou serviços prestados e despesas financeiras.
Já o balanço patrimonial apresenta de onde vem o dinheiro que a empresa possui e como ela o aloca em sua operação, fornecendo insights essenciais. A partir da análise do balanço patrimonial, é possível entender o nível de endividamento da empresa, como está sua saúde financeira para curto e longo prazo, quanto de capital a empresa tem disponível para que gere o resultado obtido na DRE, como o capital dos sócios está sendo remunerado e muito mais.
Apesar da DRE ser mais compreendida, os dois relatórios se complementam, sendo essenciais para uma compreensão profunda da sua empresa E da concorrência.
Como utilizar o Smart Data?
Entenda a importância do benchmark e saiba como fazê-lo para obter maiores resultados.
A plataforma é bem simples: você utiliza alguns campos para inserir os principais números da sua empresa, conforme a imagem a seguir:
Em seguida você seleciona quais empresas você deseja utilizar na comparação. Alguns dos principais indicadores tanto da sua empresa quanto das empresas escolhidas aparecerão graficamente para que você tenha ainda mais facilidade na sua análise.
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Você tem dúvidas sobre como funcionam a DRE e o Balanço Patrimonial de uma empresa?
Gostaria de entender como estes relatórios podem ser utilizados de maneira estratégica pela sua empresa, buscando otimizar o resultado e aumentar sua competitividade no mercado?
Então entre em contato com a nossa equipe!