Reunião como estratégia de desenvolvimento de equipes – Quando o assunto é reunião no ambiente corporativo, logo vem à cabeça: reuniões longas, desnecessárias, sem uma pauta bem definida e que, comumente, é finalizada sem nada estabelecido. Mas, se realizada de forma atrativa e agradável, as reuniões podem se tornar uma ferramenta estratégica no desenvolvimento de equipes.
O desenvolvimento dos colaboradores nas empresas tem ganhado cada vez mais importância nos últimos tempos. Uma equipe bem qualificada, em constante atualização e, alinhada com uma boa gestão, garantem melhores resultados para a empresa e seus clientes, além de manter os colaboradores mais motivados e comprometidos.
Trabalhar em uma consultoria empresarial, com clientes de variados setores, é sinônimo de busca constante por aprendizagem e conhecimento, Assim, se manter atualizado com o mercado e suas tendências se torna imprescindível.
Nesse sentido, a Smart criou reuniões mensais da consultoria, com objetivo de envolver toda equipe na busca por esse desenvolvimento.
Como funcionam as reuniões Smart?
Reunião como estratégia de desenvolvimento de equipes. As reuniões da consultoria ocorrem de forma diferente. São reuniões mensais, no geral, que duram cerca de duas horas e que utilizam a própria equipe na troca de informações e conhecimento.
Composta por pessoas diversificadas, com formações e visões diferentes e distintas experiências, as reuniões da consultoria têm se tornado um ambiente de alto engajamento, de muita inovação e, principalmente, inclusivo, já que abrange desde os estagiários recém-chegados, até a diretoria.
Cada encontro aborda uma ideia diferente, e, cada colaborador é convidado a propor temas a serem debatidos, ou apresentarem uma nova metodologia utilizada em algum projeto.
Como ocorre essa troca de informações, e como ela é diferenciada?
Ocorrem em alguns formatos diferentes. Apresentações de projetos da própria consultoria Smart, inovações nas práticas de gestão, implantação de novas ferramentas, resolução de cases e reuniões de alinhamento da equipe. Sempre objetivando a evolução dos colaboradores de modo que os clientes tenham sempre o melhor.
1. Apresentações de projetos da consultoria
As apresentações de alguns projetos da própria consultoria contribuem para que o progresso dos estagiários aconteçam de uma forma mais estimulante e motivadora. Além de trazer entendimento para quem nunca viu ou trabalhou com uma valuation ou um diagnóstico empresarial, por exemplo, levanta curiosidade para buscarem se aprofundar no tema, fornece inspiração para fazerem sempre um trabalho melhor e, principalmente, traz a visualização da posição em que, um dia, esse estagiário possa estar ocupando e qual trabalho ele possa estar desenvolvendo.
Em contrapartida, para os consultores mais experientes, é uma forma de continuarem aprendendo através de perspectivas diferentes e, também, de se inspirarem para que continuem elaborando melhores trabalhos.
2. Inovações
Através das apresentações de alguns desses projetos, novos modelos de gestão ou formas de elaborar um determinado trabalho também são demonstrados.
A realização de um diagnóstico empresarial pode ir além de apenas se basear nos indicadores financeiros e contábeis para medir o progresso de uma empresa, por exemplo, utilizando o modelo Balanced Scorecard, modelo que fornece uma visão simples e bem intuitiva do negócio, ainda é possível abordar perspectivas dos clientes, dos processos internos e ainda, perspectiva do aprendizado e crescimento.
Além da atualização de toda a equipe quanto a utilização de novos métodos, nas reuniões da Smart também são apresentadas novas ferramentas, inclusive ferramentas desenvolvidas pela própria equipe, como a Esteira de Balanceamento na incorporação imobiliária. O novo método, que recentemente foi divulgado nas redes sociais da Smart, auxilia a incorporadora a garantir que haja projetos em todas as etapas que compõe uma incorporação, trazendo visibilidade e clareza para todas as áreas. A ferramenta ainda permite a visualização de como um setor pode afetar o outro.
Através desse formato de reunião, todo o time é sempre desafiado e incentivado a sair da zona de conforto e buscar por novas formas de realizar o trabalho, porém, claro, sempre objetivando a melhora na qualidade das entregas ou buscando mais assertividade no trabalho.
3. Resolução de cases
Um outro formato que traz muito envolvimento de toda a equipe é a resolução de cases. Este é um encontro de muita troca entre os consultores, momento em que qualquer ideia é bem-vinda, qualquer pergunta ou pontuação pode ajudar na construção da solução do case e momento ideal para a aproximação de toda a equipe, de observar como cada um gosta de trabalhar, como cada um elabora o pensamento e se organiza, de conhecer novos termos e novamente, expor novas metodologias.
É um momento crucial de aprender uns com os outros, de trabalhar a capacidade de se adaptarem a formatos de trabalhos e visões diferentes, e posteriormente, utilizarem dessa experiência para gerenciarem um bom trabalho de equipe nas entregas para o cliente.
Mas afinal, o que seria essa resolução de cases?
Também chamada de Case de Negócios, é proposto um problema ou uma situação de uma empresa, podendo essa situação ser real ou fictícia, para que os colaboradores possam debater e encontrar soluções para os mais diversos problemas. Normalmente o case vem acompanhado por um contexto e alguns dados.
A habilidade de resolução de problemas é uma habilidade fundamental e imprescindível para quem quer seguir o caminho de consultoria, além, claro, da boa comunicação, dessa forma, as reuniões de resolução de cases provocam, de uma forma descontraída, o contínuo desenvolvimento de toda a equipe em algumas características que não só são esperadas que um consultor tenha em sua rotina de trabalho, mas que sejam sempre aprimoradas.
Em um momento como esse, em especial para os estagiários, é hora de colocar em ação toda a capacidade analítica, forma de raciocínio, boa comunicação, boa escuta e, principalmente, toda a criatividade.
4. Alinhamento da consultoria
Formato de reunião mais habitual entre as empresas, mas que também tem sua relevância se conduzida de forma correta, as reuniões de alinhamento das equipes.
São nesses encontros, principalmente, que toda a equipe fica atualizada do que aconteceu ou está acontecendo no departamento da consultoria. São apresentados todos os projetos que estão sendo desenvolvidos, quem está trabalhando em cada projeto, quantos foram previstos e quantos foram realizados, quais foram os destaques e quais mudanças ocorreram no departamento. Além disso, também é uma oportunidade para que o time dê sugestões e levante questionamentos.
As reuniões de alinhamento também são utilizadas como meio de informar todos da equipe quando novos processos seletivos irão iniciar, de elucidar ou pedir colaboração de como o processo irá acontecer, como irá decorrer o onboarding, ou seja, a integração dos novos colaboradores, e de planejar em qual projeto cada estagiário ou consultor ficará alocado.
Reunião como estratégia de desenvolvimento de equipes. Essas reuniões não precisam ser longas, devem ter uma pauta bem definida e um objetivo bem claro, mas devem acontecer para que toda a equipe esteja envolvida no ambiente de trabalho e esteja disposta a melhorar o desempenho.
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