É claro que um empreendimento de sucesso parte de boas ideias, mas ideias no papel não valem nada se não forem executadas. O grande desafio, então, consiste em converter ideias aparentemente boas em empresas de sucesso. Confira, então, algumas dicas para viabilizar o seu projeto!
• Esboce o modelo de negócio de uma empresa ou de uma nova ideia. Isso permite identificar os pontos fortes e os que devem ser melhorados e essas informações são fundamentais para a tomada de decisões.
• Determine o que e por que você pretende transformar essa ideia em empresa. Procure entender quem é o seu futuro cliente e se o que você quer fazer é uma necessidade dele.
• Faça uma análise de viabilidade, riscos e concorrência. Pela ótica do empreendedor, quanto menos concorrência, melhor para o desenvolvimento e rentabilidade do futuro negócio.
• Faça um bom planejamento e um forte plano de ação que determinem um cronograma de execução e os responsáveis para cada uma das atividades.
• Tenha cuidado com os projetos e implantações que se alongam demais: eles aumentam o risco e trazem insegurança. Desta forma, é importante que o plano de ação tenha início, meio e fim e que aconteça dentro do prazo planejado.
• A ideia de “plano perfeito” é um mito e muitas das grandes empresas mudaram seus planos ao longo do caminho.
• Estabeleça um sistema disciplinado para o desenvolvimento do projeto de implantação.
• Procure executar o seu planejamento rapidamente para começar a vender e criar caixa.
Na busca por recursos humanos
• Contrate pessoas ou associe-se aos profissionais certos para desenvolver o que for necessário para a empresa ter resultados.
• Busque colaboradores que se responsabilizem pelas suas tarefas e pelo sucesso conjunto da empresa.
• Uma boa forma de estimular a eficácia da execução de tarefas é criar um sistema de meritocracia e recompensa para quem faz.
Na busca por recursos financeiros
• Busque recursos financeiros adequados para o desenvolvimento da empresa e evite financiamentos de curto prazo com taxas altas.
• No início, opte por usar recursos próprios e linhas de financiamento de longo prazo.
• Forme parcerias e acordos, especialmente com fornecedores, potenciais clientes e prestadores de serviço.
O papel do líder
• Um líder não deve delegar a responsabilidade, mas sim as tarefas. Entretanto, ele deve estar profundamente envolvido no processo de execução.
• O líder precisa ligar a estratégia às pessoas, ao orçamento e às metas. Deixe claro para o time o que precisa ser feito, como deve ser feito e, mais do que cobrar, ajude-o a executar.
• Lembre-se de, sempre que possível e necessário, dar feedbacks justos.